domingo, 22 de maio de 2011

Post-it Charlot




  Charlot foi então a personagem criada por Charles Chaplin, através da qual ele tanto marcou o cinema-mudo. 
  Charlot, nasce no filme Making a Living. Charlot é um audacioso vadio, utiliza um chapéu de coco, um casaco curto, calças muito largas, um colete de fantasia e uma gravata e um colarinho postiços. As suas roupas apresentavam-se imundas e em farrapos, mas o infeliz esforça-se sempre por passar por um cavalheiro perante as beldades.
  Ao longo do tempo a personalidade de Charlot evolui, passando de um arrasta-a-fome, a desempregado, triste, pontapeado, resignado, aspirante à felicidade e vingador através da inocência natural das palhaçadas e disparates. No final de 1916 faz um papel interventivo de crítica social. Aos poucos, Charlot começa a denunciar a guerra, a agressividade e a corrupção dos grandes através de uma irreverente comicidade.
  São exemplos de alguns dos seus filmes: O Cura; O Emigrante; O Evadido; Vida de Cão; Charlot nas Trincheiras, Charlot Prestamista; O Garoto de Charlot e Tempos Modernos (onde a personagem aparece uma última vez, e na última cena Charlot vira as costas para o grande público, tomando a beldade pela mão e acena um adeus).

Sem comentários: